A Auditoria Interna (AUDIN) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) publicou no primeiro semestre de 2017, a Coletânea “Constatações Comuns ao IFMT”. O documento surgiu com o objetivo de demonstrar as impropriedades e irregularidades mais comuns no exercício de 2016, constatadas pela equipe responsável pelos trabalhos de auditoria realizada nos Campi do IFMT, e, com isso, espera-se reduzir as ocorrências no processo de gestão. Para ter acesso ao documento clique aqui.
A AUDIN como órgão de assessoramento à alta administração, vinculado ao Conselho Superior (CONSUP) , com o objetivo de fortalecer e assessorar a gestão, e racionalizar as ações do sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e do Tribunal de Contas da União, respaldada pela legislação vigente, constatou a necessidade de auxiliar os gestores na execução dos recursos orçamentários e financeiros que lhes são atribuídos anualmente.
Segundo a Auditoria Interna, esta coletânea não substitui, de forma alguma, o arcabouço normativo existente, pois a intenção deste documento é orientar e subsidiar os gestores, visando minimizar os erros e equívocos mais comuns observados pela Auditoria Interna do IFMT, durante a gestão dos Campi do IFMT. Assim, pretende colaborar com o controle interno das Unidades Gestoras (UGs) na regularidade dos procedimentos e execução dos recursos.
A AUDIN ressalta que esta se trata de uma segunda versão, e que outras deverão ser produzidas, a partir da atualização/revisão dos conteúdos aqui apresentados e das próximas auditorias que serão realizadas nos exercícios seguintes. Para ter acesso ao documento, acesse em anexo.